domingo, 6 de maio de 2012
RIO LIMA
O RIO LIMA TEM A SUA, NASCENTE NA SERRA DE SÃO MAMEDE (PROVÍNCIA DE OURENSE), EM ESPANHA, E A SUA FOZ É JUNTO A VIANA DO CSTELO, APÓS UM PERCURSO DE 180 Km, DOS QUAIS 65 EM PORTUGAL. EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS É NAVEGÁVEL ATÉ PONTE DA BARCA, QUE FICA A 40 Km.
OS SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES SÃO OS RIOS LABOREIRO E O VEZ E NO SEU CURSO LOCALIZA-SE O EMPREENDIMENTO HIDROELÉCTRICO DO LINDOSO. NA SUA FOZ ENCONTRA-SE O PORTO E OS ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO.
ESTE RIO FOI APELIDADO DE "LETHS" (LETE) POR ETRABÃO , E FABULADO PROFUSAMENTE NA MITOLOGIA GRECO - ROMANA COMO RIO DO ESQUECIMENTO, DA DISSIMULAÇÃO. TAMBÉM ERA CHAMADO DE BELION. MITOLOGIA E GEOGRAFIACRUZAM-SE NUM MOMENTO HISTÓRICO, EM 138 a C., QUANDO ROMANO DECINUS JUNIUS BRUTUS DISPÕEM-SE A DERRUBAR O MITO, JÁ QUE O RIO I9MPEDIA A PROGRESSÃO DA SUA COMPANHIA MILITAR NA REGIÃO. ATRAVESSOU O LIMA SÓ E E, DA OUTRA MARGEM, CHAMOU OS SOLDADOS , UM POR UM, PELOS SEUS NOMES. OS SOLDADOS, ESPANTADOS PELO FACTO DO SEU GENERAL MANTER A MEMÓRIA, ATRAVESSARAM ENTÃO O RIO, SEM MEDO, CLAUDICANDO O MITO DO LETHES.
RIO LIMA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário