segunda-feira, 7 de maio de 2012

SERRA AMARELA

A aldeia de montanha, a Ermida... Aqui na Ermida existe um pequeno museu, que expõe duas esculturas em pedra e algumas alfaias agrícolas, sendo de destacar a Pedra dos Namorados e uma estátua Menir datada do 29 milénio AC. Ambas as peças, notáveis documentos arqueológicos, demonstram que a ocupação do espaço onde actualmente está implantada a Ermida e bem assim a sua área natural de domínio do território, são bastante recuadas no tempo, indo pelo menos até ao 2º milénio a.C. A aldeia é, aliás, a única povoação da serra Amarela (no interior do P.N.) que ainda ocupa uma branda, a de Bilhares, localizada em local de um antigo assentamento romano.
Instalações do "pequeno museu"
A Pedra dos Namorados, escultura em pedra que até finais de 1986 esteve exposta no Museu Nacional de Soares dos Reis, é mais recente do que a estátua Menir, sendo já datável da época romana.
A capelinha da Ermida em conservação...
Os terrenos de cultivo e vinha são em socalcos...
Interior da aldeia de Germil...
O Santuário de Santo AntónioMixões da Serra A origem da tradição dedicada a este Santo, está relacionada com a protecção que os pastores pediram a Santo António na sequência de um período em que os rebanhos eram dizimados pelos ataques dos lobos e pela peste. Em sinal de reconhecimento, foi erguida a Capela de Santo António de Mixões da Serra, que viria a dar origem ao actual Santuário, cuja data de construção se desconhece, embora a data inscrita no cruzeiro a que estará associado, seja de 1607.
Um escadório de onde se tem uma vista magnifica...

Sem comentários:

Enviar um comentário